Especialistas em eliminação de bombas continuam o trabalho "desafiador" de desarmar um dispositivo não detonado da Segunda Guerra Mundial encontrado em uma cidade de Norfolk.
A bomba foi descoberta na Southtown Road, em Great Yarmouth, na terça-feira. Câmera de vídeo de longa distância

Especialistas do Exército começaram a cortá-lo na quinta-feira, mas a água necessária para fazer o trabalho reduziu a eficácia da barreira de areia ao redor do dispositivo.
Uma vez consertado, o trabalho "continuará para tornar a bomba segura", disse a polícia.
Um porta-voz disse que eles estavam "esperançosos de que uma parte significativa da operação seja concluída hoje".
Uma parede de areia foi construída ao redor da bomba e uma detonação controlada deveria ocorrer na quinta-feira, antes que o restante do dispositivo fosse levado para o mar ou para um campo militar para outra explosão controlada.
Mas a equipe de Descarte de Artilharia Explosiva do Exército descobriu que uma explosão poderia afetar dois canos principais de gás e partiu para fazer cálculos adicionais.
Os especialistas iniciaram o processo de desativação usando um robô para cortar o fusível e acioná-lo por volta das 17h30 GMT de quinta-feira.
Em um comunicado, a polícia disse: "Devido à necessidade de usar água naquele trabalho, a água reduziu em parte a integridade da barreira da caixa de areia.
“Após a avaliação, o trabalho começou a reparar a barreira de areia para fortalecer sua capacidade de mitigar qualquer detonação não intencional”.
Acrescentou que o trabalho de reparo na parede de areia levará "algumas horas".
O dispositivo - com cerca de 1 m (3,2 pés) de comprimento e pesando cerca de 250 kg (39st 5 lbs) - foi descoberto por um empreiteiro que trabalhava na terceira travessia do rio Yare.
A polícia ordenou a evacuação de 230 propriedades em um cordão interno de 200 metros (656 pés) ao redor de Bollard Quay.
Aqueles dentro de um cordão externo, que se estende entre 200-400m (1.312 pés), também foram "fortemente aconselhados" a ir para outro lugar.
Centenas de pessoas solicitadas a deixar suas propriedades passaram a terceira noite longe de suas casas, com a instalação de dois abrigos.
O chefe de polícia assistente de Norfolk, Nick Davison, disse: “Entendemos que este foi um processo incrivelmente lento, mas é necessário para a segurança do público e dos envolvidos no desarmamento do dispositivo”.
Vários fechamentos de estradas permaneceram na área e uma zona de exclusão aérea de até 2.000 pés (610 m) acima do solo foi estabelecida.
Centros de descanso foram abertos no St George's Theatre em King Street e no Shrublands Youth and Adult Center em Magdalen Way, Gorleston.
A diretora-executiva do Great Yarmouth Borough Council, Sheila Oxtoby, disse que a autoridade estava "altamente ciente de como isso foi perturbador" para os residentes.
Quem necessitar de ajuda com alojamento terá atendimento provisório na Câmara Municipal até às 17h00 e terá direito a alojamento confortável e apoio durante a noite.
Os residentes do Avery Lodge Care Home, no limite da zona de exclusão de 400m, foram transferidos para um local seguro na quinta-feira, antes que o Conselho do Condado de Norfolk lhes dissesse que "não havia uma área adequada" disponível para as necessidades e equipamentos de seus clientes.
A gerente Sherylanne Hodgins disse que foi um "grande alívio" que os 14 residentes idosos vulneráveis pudessem permanecer na casa.
"Eles puderam permanecer em seus próprios quartos, sob cuidados de cama, se precisassem; eles se sentiram seguros; eles se sentiram protegidos; eles se sentiram queridos; eles se sentiram amados", disse ela.
William Abbott, 56, e sua esposa Lorraine, que moram na Southtown Rd, passaram uma terceira noite no centro de repouso de St George e disseram que foi "muito bom, considerando".
"A única coisa que eu diria é que as pessoas querem mais informações; elas querem saber o que está acontecendo, mas no geral as pessoas estão bastante otimistas", disse ele.
"Acho que estamos todos nos divertindo de um jeito ou de outro."
As pessoas que precisam de ajuda para evacuar a zona de exclusão podem ligar para uma linha de emergência no número 01493 330369. A polícia disse que o número não deve ser usado para aconselhamento geral.
A bomba é de um ataque de 1941?
Andrew Fakes, da Great Yarmouth Local History and Archaeological Society, disse que conhecia um homem que havia sido um bombeiro adolescente durante a Segunda Guerra Mundial que havia falado sobre suas experiências na cidade, em particular os eventos da noite de 9 de abril de 1941.
"Ele lembrou como viu um bombardeiro alemão sobrevoar o rio e acha que ele lançou seis bombas, mas havia apenas cinco explosões conhecidas", disse Fakes.
"Ele foi e disse às autoridades que achava que havia outra bomba viva no rio."
O Sr. Fakes acrescentou que eles deram uma olhada, mas não encontraram nada, e perguntaram ao menino se eles "esperavam que eles fechassem todo o porto apenas por causa de sua opinião sobre o assunto".
"Talvez esta seja a bomba dele que não explodiu de fato", disse ele.
Ele acrescentou que eles poderiam estar mirando em caça-minas, mas ele "não achava que bombardear era uma arte científica" durante a guerra.
"Eles eram jovens aviadores alemães que queriam voltar para casa com a maior segurança possível, eu suspeito", disse ele.
Great Yarmouth era um alvo?
Philip Miles, do Time and Tides Museum da cidade, disse que Yarmouth "provavelmente teria sido um alvo secundário".
"Certamente havia motivos para atingir a cidade, no entanto, muitas dessas bombas explosivas eram destinadas a fábricas e aeródromos aliados em East Anglia e [o objetivo mais comum era] atingi-los em vez de civis em Yarmouth", disse ele.
"Acho que onde foi encontrado é bastante revelador como potencialmente uma das razões pelas quais não explodiu - teve um pouso um pouco mais suave para as bombas naquela noite [em 1941] que explodiram."
Encontre BBC News: East of England no Facebook, Instagram e Twitter.Se você tiver uma sugestão de história, envie um e-mail para eastofenglandnews@bbc.co.uk
Começam os trabalhos para desarmar bomba da Segunda Guerra Mundial em cidade litorânea
Como aconteceu: atualizações de quinta-feira sobre bomba não detonada
Grande incidente declarado sobre suspeita de bomba na Segunda Guerra Mundial
Campanha para homenagear 26 mulheres mortas em bombardeio da Segunda Guerra Mundial
Público decidirá o nome da nova ponte de £ 120 milhões da cidade
História da BBC: Segunda Guerra Mundial
Conselho do Condado de Norfolk
Museu do Tempo e da Maré
'Uma grande experiência': vereador eleito pela primeira vez ainda adolescente renuncia
Os nadadores estão recebendo um pequeno pedaço do céu
12 meses desde o fim das restrições... as empresas ainda têm muito Covid?
A Barbie ainda é relevante para as crianças em 2023 - a mãe de Norfolk diz 'sim'
Como você pode ajudar a moldar o futuro do bairro
Mart abre oficialmente em 'belo dia' e apresenta três novos passeios emocionantes
Menino que sobreviveu a resgate em caverna tailandesa morre no Reino Unido
Enfrentando 10 anos de prisão por uma história no Instagram
Como a China reagiu à saga do balão?
Família teme por professor franco sob custódia do Talibã
Estou processando o site que me combinou com meu agressor
O próximo chefe do Banco do Japão pode consertar sua economia?
'Todas as redações em que trabalho são silenciadas'
A luta acabou.Os estupros continuam
O luto de uma filha em Wuhan - enquanto é vigiado
Como encontros falsos ajudam os indianos a encontrar amor e intimidade
Como uma mulher indiana rastreou o estuprador 'morto' de sua filha
O problema da amizade da Geração Z
A escola mais influente do mundo?
Casas antigas da Itália para sonegar impostos

Lanternas LED © 2023 BBC.A BBC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.Leia sobre nossa abordagem para links externos.